Portuguese Brass

Click here to edit subtitle

Ricardo Pereira - Trombone

Ricardo Pereira, natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, António Pereira. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (1999-2006), tendo concluído o curso de instrumentista na classe do professor Zeferino Pinto, obtendo a classificação máxima e distinguido com o Prémio de Mérito Artístico. Prosseguiu os seu estudos na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (2006-2009) onde concluiu a Licenciatura em Música, variante Trombone, com a distinção máxima na classe do professor Severo Martinez.

Nos anos entre 2011-2013 estudou na Universidade do Minho concluindo o Mestrado em Ensino de Música.
Desde 2018, frequenta o Doutoramento em Música, ramo performance, na Universidade de Aveiro.

Atualmente é solista do Remix Ensemble Casa da Música.
Durante o seu percurso teve oportunidade de trabalhar com professores e solistas como Simon Cowen, Jacques Mauger, Severo Martinez, Robert Blossom, Jon Etterbeek, Petur Eiriksson, Gyorgy Gyivicsan, Stefan Schulz, Otmar Gaiswinkler, Andrea Conti, Charles Vernon, Mark Hampson, Andreas Klein, Achilles Liarmakopoulos, Toby Oft e Bart Claessens.
Vencedor do 1o Prémio no “16o Chieri International Competition 2016”. Vencedor do 1o Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2013). Vencedor do 1o Prémio no “2o Concurso Nacional Terras de La Salette” 2009. Premiado com o 3o Prémio no “Prémio dos Jovens Músicos” (RDP-RTP 2008).
Como trombonista solista integrou a European Union Wind Orchestra, Orquesta Joven de la Sinfónica de Galicia, International Mahler Orchestra, The World Orchestra, com quem realizou concertos por toda a Europa, e Lucerne Festival Academy.
Colaborou com diversas orquestras como trombonista solista, sendo de destacar a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquesta Sinfónica de Galicia e Klangforum Wien.
Tem sido convidado a desenvolver, um pouco por todo o país, workshops, masterclasses, estágios e júris em concursos.
Apresentou-se como solista com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com a Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Norte, a Chieri Sinfonietta Orchestra e a Orquestra Gulbenkian.
É autor de algumas obras musicais, editadas pela AVA Musical Editions.
Durante as temporadas de 2010 e 2011 foi solista na Orquestra do Norte.
Atualmente é professor no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Música de Lisboa.
É membro fundador dos projetos “Mr SC & The Wild Bones Gang” e “Portuguese Brass”
Atualmente é artista VICENT BACH.