Portuguese Brass

Click here to edit subtitle

PRESS

Entrevista ao Maestro Fernando Marinho | Concerto Portuguese Brass

Hoje à noite o concerto dos "Portuguese Brass", às 22h, no Claustro da Câmara Municipal. Até lá fique com a entrevista do maestro Fernando Marinho à ERA FM.

Posted by Município de Amarante on Terça-feira, 7 de Julho de 2015











In "Diário do Minho" (14.03.2014)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Artigo na Revista Musical Portuguesa Da Capo (clique aqui)


Portuguese Brass criaram uma Associação de Metais


Não são estudantes em nenhuma escola superior, não estão a descobrir a Música de Câmara nem se alimentam das ilusões dos jovens de 18 anos. Jovens sim, mas com diferentes idades, os Portuguese Brass  já terminaram os estudos nas escolas superiores, já construíram uma carreira como professores e já aprenderam a fazer música com os pés nos chão. António Silva,  Carlos Martinho, Hélder Fernandes e Ruben Castro (trompete); Nelson Braga e Nelson Silva (trompa); João Martinho, Joaquim Oliveira, Ricardo Pereira e Zeferino Pinto (trombone); e Romeu Silva (tuba) constituem a única Associação de Metais do país. Além da amizade e da identidade musical, têm em comum, à excepção de Romeu Silva, a passagem pelo Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga como alunos ou professores.

“A ideia de nos juntarmos já vem desde 2005, mas só quatro depois, em 2009, numa viagem para Mirandela com o Zeferino, é que decidimos avançar com o decateto de metais e formar uma associação”, explica Ruben Castro. A estreia aconteceu em 2011, no dia 1 de Abril, na Igreja de S. Lázaro em Braga, integrada nas solenidades da Semana Santa.

Dois anos depois, voltaram a tocar na Semana Santa de Braga, na passada sexta-feira, na Sé Catedral, desta vez a fazer sua estreia como Associação de Metais, com um programa mais sóbrio: Orchestral Suite nº1, Adagio from Oster Oratorium e Prelude and Fugue (BWV 849) de Bach; Ruslan and Ludmilla de Glinka; Song for Japan de Steven Verhelst; Nimrod de Edward Elgar e Baltazar de Dilorenzo Anthony.

“Tenho ido a vários concertos, gosto muito do timbre desta formação. Hoje, particularmente, gostei mais do Nimrod, já adorava a versão original e este arranjo não me decepcionou, pelo contrário. Também gostei muito do Baltazar”, diz Joana Silva, uma fã confessa dos Portuguese Brass.

“A reacção do público e mesmo dos nossos colegas músicos tem sido muito boa! Incentivam-nos a continuar, o que não é fácil, principalmente em tempos de crise”, confessa Zeferino Pinto. Faltam apoios institucionais, financeiros e até mais concertos. Há a perspectiva de que a Câmara Municipal de Braga possa apoiar de alguma forma, já que a Associação de Metais está sediada em Braga.

Garantido está o lançamento do primeiro CD neste Verão e a internacionalização do grupo que já recebeu um convite para actuar nos Estados Unidos. Têm muito trabalho e sacrifícios a fazer, mas nada que os preocupe por enquanto. “É entusiasmante tocar numa formação destas, com músicos de qualidade e é isso que faz o grupo ter energia para querer fazer este tipo de trabalho. A amizade é fundamental”, reconhece António Silva.

-------------------------------------------------------------------------------------------------





In "Diário do Minho" (07.03.2013)

Portuguese Brass

Peter Lawrence (Composer/Trumpet Player):

"Congratulations on your performance of the Shostakovich's "Festive Overture". The ensemble is excellent!"


Eugene Ratner (Composer/Trumpet Player):

"Let me express my admiration to your playing, to the top level virtuosity control and original sound. Congratulations!"


Kevin Wauldron (Trumpet Teacher in ESMAE-IPP):

"Great Sound! I've felt the power of life and God's sound in their live concerts."


Osvaldo Fernandes (Compositor):

"É uma experiência e oportunidade única poder trabalhar com um ensemble de tanta qualidade.”

Portuguese Brass no Blog "Sons desta Noite" do compositor Nuno Jacinto.

(artigo original: clique aqui)